É seguro comprar online?

Comprar online

Todos os anos milhões de reais são gastos online. E a gente tem uma infinidade de motivos para te convencer das vantagens. Além disso, estamos bem protegidos e amparados. Hoje, nos sentimos totalmente seguros em comprar pela internet, desde que compremos de sites seguros e que o façamos com responsabilidade.

Muitos são os clientes que chegam até nós com muitas perguntas, insegurança e com medo de perder sua compra.

Portanto, deixamos aqui dicas para sua compra ser totalmente segura e para você ter uma experiência de compra online, onde você vai se apaixonar e querer comprar sempre por aqui.

Primeiramente, vamos citar as vantagens, vem com a gente.

  • Compra rápida, sem sair de casa, sentadinhos no sofá;
  • Preços, preços e preços bons. Na internet você encontra os melhores preços, você consegue escolher quanto vai pagar;
  • Compra segura e protegida;
  • Receber os produtos na porta de casa, ah!
  • Aqui, na internet, não há limites. Você encontra tudo, acredite, tudo que precisa, tudo o que quer comprar (estamos falando de produtos legais, hein);
  • Aqui também não tem fronteiras. Compre de norte a sul, de leste a oeste.
  • Tendências e lançamentos. Você sem dúvida encontra online.

Precisa de mais? A gente teria vantagens para criar um livro.

Mas vamos nos focar na segurança agora

Como dissemos, somos protegidos pelas compras online. Embora precisamos ressaltar que não existe uma legislação específica para o e-commerce aqui no Brasil. Atualmente, temos o código do consumidor (CDC), que visa a proteção aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor e o consumidor. O CDC trata do Direito de Arrependimento, onde você tem 7 (sete) dias corridos, após sua compra para devolver seu produtos, sem que isso lhe gere um custo extra, sempre que comprar produtos por telefone, internet ou de alguma forma fora do estabelecimento comercial.

Mas e como saber se a empresa é idônea e vai me permitir devolução?

Essa é, certamente, uma boa pergunta. Abaixo vamos deixas dicas para você comprar com segurança e ficar tranquilo na sua casa, só esperando seu pedido ansiosamente.

 

1. Comece com sites confiáveis

São aqueles grandes sites, geralmente marketplaces, conhecidos e com garantias ao consumidor. Podemos citar aqui facilmente o Mercado Livre, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Walmart, Carrefour, Buscapé, entre outros.

 

2. Procure o cadeado

Aquele desenho de um cadeado pequeno, que fica à esquerda do endereço do site.  

Nunca, nunca mesmo compre com seu cartão de crédito em um site sem esse símbolo, ele é um site não seguro e isso já põe à prova a confiabilidade da empresa.

 

3. Confira as formas de pagamento

Jamais compre online por meio de depósito bancário, nunca mesmo. Além do mais, confira os meios de pagamento da empresa e só efetue compra se ela aceitar recebimentos por meio de empresas seguras. Como PagSeguro, Paypal, Mercado Pago, Moip, entre outros. Essas empresas garantem a você o direito de receber o protudo que comprou, ou se dinheiro de volta. Uma loja que não trabalha com essas empresas, não merece sua confiança. O mínimo que uma loja pode lhe oferecer é segurança.

 

4. Conheça o vendedor

Pesquise informações sobre o vendedor antes de realizar a compra. Busque seus contatos, sua localização. Converse com ele e adquira confiança. Ainda, não deixe de ser as políticas da empresa, políticas de trocas e devoluções e políticas de segurança de seus dados. Só então efetue a compra.

 

5. Nunca compre pelas redes sociais

Encontrou um item que queria no Instagram? Ótimo. Agora procure o site do fornecedor e efetue a compra por lá. Jamais efetue a compra pelas redes sociais, muito menos se isso exigir depósito bancário. Como já dissemos, essa forma de pagamento não lhe oferece nenhuma segurança ou garantia.

 

6. Pergunte. Duvide

Questione. Tire todas as suas dúvidas antes de comprar. Claro que você tem direito a arrependimento. Mas se você perguntar e esclarecer todas as suas dúvidas antes de comprar, isso pode evitar um período burocrático, onde você terá que devolver a mercadoria. Assim, não tenha medo e pergunte tudo que precisar. Além disso, desconfie. Se não tiver confiança suficiente, não compre. Embora, como falamos anteriormente, se a loja tiver seu próprio site, se aceitar recebimentos por empresas confiáveis, isso, por si só, já transmite uma grande seriedade e confiabilidade.

 

7. Certificações

Há várias certificações no mercado hoje que garatem a confiabilidade da loja. O selo e-bit por exemplo. O e-bit é uma empresa do Grupo Buscapé, ele exige diversos requitos de segurança da loja online para liberar o selo. Assim, se a empresa tem o selo, pode confiar!

 

8. Atendimento é tudo

A oitava dica é muito simples e importante. O atendimento. Se a empresa se importar com você e com o atendimento que você merece, já pode ficar tranquilo. Por isso, contate a empresa, pois assim você saberá com quem está falando e com quem pode se comunicar em caso de necessidade.

 

Nós deixamos aqui algumas dicas para você se sentir seguro e começar a comprar online. Nós queremos a sua tranquilidade e comodidade. Se tiver mais dicas ou alguma experiência, pode compartilhar aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *